sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Helena, Machado de Assis


A obra faz parte da fase romântica de Machado de Assis, produzida para a classe burguesa da época, em que as histórias melodramáticas com romances impossíveis e finais trágicos eram bastante aclamadas pelos leitores. Dona de um nome forte da literatura, Helena é uma moça que foi levada ao conhecimento de uma família, por meio de um testamento de seu pai: o Conselheiro Vale. Em uma época na qual a moral e os bons costumes falavam muito sobre quem você é ante à sociedade, a moça teve que encarar este desafio — e a rejeição era enorme, até pelo fato dela ser fruto de um relacionamento extraconjugal.

Helena, com seu jeito meigo e dócil, aos poucos conseguiu adentrar no seio de sua nova família, superando os preconceitos da sociedade, conquistando a confiança de todos e a amizade do irmão Estácio — que aumentava a cada dia.

Com seu estilo único de escrita, Machado delineou o amor entre irmãos em uma época que as pessoas exaltavam a “moral” e os “bons costumes”. Se nós, que ao longo da vida quebramos vários tabus, achamos estranho um relacionamento incestuoso, imagine o pessoal daquela época!? Quem não leu o livro inteiro, possivelmente abandonou Machado de Assis e inseriu a obra na lista de livros proibidos.



Sobre Helena em Mangá




Faço uso das palavras da própria Editora New Pop: “ler Helena em mangá, não é ler a obra de Machado de Assis”. Como sou grande admiradora do escritor, já tinha lido Helena, mas quando

chegou ao meu conhecimento o mangá, fiquei curiosa. A editora caprichou nos detalhes, nos acabamentos, os desenhos são muito bem feitos. Se você nunca leu nada de Machado de Assis, confira também a resenha de Dom Casmurro.

Se quiser adquirir o mangá de Helena, clique aqui

Por Rosa Rezende (Estudante de Letras, professora de Literatura e escritora no blog http://leetrando.blogspot.com.br/)
Revisão: Miguel de Assis

4 comentários:

  1. Não sou uma leitora das obras do Machado de Assis (ainda), mas tenho bastante curiosidade. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gostou! Pra vc que ainda não é leitora, Helena é um ótimo começo, pois ele e de fácil entendimento!

      Excluir
  2. Não sabia que contava com um enredo tao polêmico! Fiquei super curioso em ler!

    ResponderExcluir