segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bullying e o livro “Extraordinário” de R.J. Palacio


Bullying é um termo usado para descrever atos de violência física ou moral, intencionados, repetitivos, cometidos por um grupo e executados dentro de uma relação desigual de poder. Esse tipo de ação é muito comum em ambientes escolares.
 Quando uma simples brincadeira toma proporções maiores é importante acionar o “pisca-alerta”, pois ela pode acarretar consequências: como doenças mentais e até mesmo mortes. Boa parte das agressões são piadas envolvendo fatores genéticos ou psicológicos da vítima, fazendo com que ela se afaste da turma e carregue dentro de si sentimentos como culpa e incapacidade, podendo levar à depressão.
Uma forma de combater o bullying nas escolas é criando atividades entre os alunos, proporcionando a inclusão e dialogando sobre as diferenças de cada um. Assim, explicando que todos nós possuímos aparência e personalidade diferente, e que padrões de beleza, comportamento e outros são só algo que a mídia e a sociedade tentam nos enfiar garganta abaixo.
Uma dica de leitura acerca desse tema, que pode ser lido em sala de aula, é o livro “Extraordinário”, escrito por R.J. Palacio. A história se trata da narrativa do garotinho Auggie, que sofre de uma síndrome genética cujo resultado é uma deformidade facial. Apesar de já ter passado por várias dificuldades e cirurgias, o maior desafio da vida dele será adentrar, pela primeira vez, em uma escola.
O que para outras crianças poderia ser uma rotina normal, para Auggie soava mais como um pesadelo. Após anos estudando com a mãe, no conforto de sua casa, agora ele teria de se adaptar a uma nova jornada, e a ideia de estar em um ambiente cheio de outras crianças o apavorava.
Um fato é que a solução para os problemas não pode ser encontrada escondendo-se em casa, Auggie precisava sair do casulo, precisava encarar o preconceito de frente, era necessário enfrentar o mundo. A caminhada seria longa, contudo, com a ajuda dos novos amigos e de sua família ele iria perceber que a vida pode ser triste, mas os dias felizes sempre chegam!

Por Rosa Rezende
Revisão de Miguel de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário